© 2019 REDprodução Audiovisual ME

  • Raíza Souza Pombo

Redes sociais: TENDêNCIAS DE VIDEOS

Atualizado: Fev 9

Neste post vamos apresentar pra vocês as 3 principais tendências de vídeos para as redes sociais. Se você for adepto das redes sociais, com certeza já se deparou com estes 3 estilos de vídeos pelas timelines. Por serem vídeos bem curtinhos, ganharam espaço rapidamente. São eles: Gifs, Cinemagraphs e Stop Motions.


Mas, sempre fica a duvida: O que diferencia um do outro?

Vamos lá!

Gifs

Os Gifs foram inventados praticamente junto com a internet, em 1987. No primeiro boom de sites, ainda nos jurássicos anos 90, os gifs animados invadiam todos os sites possíveis e impossíveis! Era super hype ter um gif de qualquer coisa pulando, brilhando ou afins pelo site. Como a moda é cíclica, os benditos gif voltaram com tudo e estão bombando de novo mas, agora nas timelines das redes sociais.

O GIF na verdade é um formato de arquivo de imagem. Um arquivo bem pequeno, com uma paleta limitada de cores – 8 bits, 256 no máximo.


gif REDprodução Audiovisual



Cinemagraphs

Cinemagraphs são fotos animadas.

Como assim?! Seguinte: são uma junção entre foto + vídeo que geram imagens estáticas com partes em movimento continuado (looping).

Com um apelo artístico incrível, são uma ótima pedida para campanhas de publicidade e marketing. Vem sendo muito utilizado em campanhas online e migrando para o mundo offline através dos painéis de led nas lojas e busdoors pela cidade.


cinemagraph: REDprodução Audiovisual


Stop Motion

Stop Motion é uma técnica de animação quadro a quadro, ou seja, uma sequência de fotografias de objetos ou pessoas, onde cada fotografia representa uma etapa do movimento. Quando colocadas juntas, se tornam um filme de movimento contínuo.


stop motio REDprodução Audiovisual


E por que as marcas deveriam investir no Cinemagraph em suas redes sociais?


1. Capta a atenção: ele causa um efeito quase hipnótico nas pessoas, sem causar a mesma poluição visual no feed de um vídeo; o que resulta em uma melhor aceitação e engajamento.

2. Alternativa para budgets limitados: se antes era necessário escolher entre trabalhar uma ação publicitária com uma imagem estática (que, às vezes, não atrai muita atenção) ou produzir um vídeo (que pode sobrecarregar o budget), agora é possível unir o melhor dos dois mundos e garantir um resultado satisfatório em interatividade.

3. Aposta do FB e do Insta: segundo o Adweek, as plataformas apostam no formato para estabelecer uma comunicação mais assertiva com o consumidor através de anúncios atraentes, que fazem o usuário parar a rolagem do feed por alguns instantes.

Veja a matéria completa sobre cinemagraphs escrita pela Andressa Warken aqui.


Se inspirou?! Vamos fazer conteúdos de imagem exclusivos para sua empresa? Envie um email paracontato@redproducao.com . Nossos especialistas terão o maior prazer em atende-los! Quer saber mais? No nosso site tem mais alguns trabalhos que fizemos para as redes sociais de nossos clientes.