• Raíza Souza Pombo

E-commerce: A importância da fotografia e vídeo para o aumento de conversões

Atualizado: Jun 18

Afinal, como vender um produto sem que o cliente possa vê-lo? No E-commerce, uma boa apresentação é fundamental para que se possa passar através da tela do computador a mesma sensação de se ter o produto em mãos. Diversos recursos são empregados nesta empreitada: fotografia still, diversos ângulos de um mesmo produto, fotografias 3d (manequim invisível), look book com modelo, vídeo look, vídeo produto e fotografias ambientadas. Abaixo explicamos melhor sobre cada recurso.


Com o advento do e-commerce, a forma de apresentação dos produtos está sendo explorada e reinventada. Aliada a tecnologia, o marketing e à internet a fotografia vem sendo o principal meio de divulgação online. Com as tecnologias mais acessíveis, a fotografia digital vem sendo utilizada por um número cada vez maior de pessoas e o trabalho profissional exige maior domínio de técnica e criatividade para se sobressair. Os consumidores exigem qualidade nos produtos à serem adquiridos e as marcas exigem agilidade na entrega das fotos. O trabalho do fotógrafo profissional de e-commerce deve ser preciso, completo e criativo para atender estas expectativas.


Por ser um mercado extremamente novo (comparado com as áreas clássicas da fotografia: fotojornalismo, portrait, moda e publicitária), o fotógrafo de e-commerce hoje, precisa se especializar em diversas áreas: fotografia de produtos em still, fotografia de moda (principalmente look book), manipulação e edição de imagens e e-commerce (saber como funciona o mercado e o que ele pode agregar para a conversão em compra).




still e-commerce


fotografia still e-commerce REDprodução Audiovisual para a Theodora Home


Este novo profissional precisa entender não só de técnicas fotográficas, como também técnicas de design. O tratamento digital e o formato final do arquivo a ser publicado na internet devem ser específicos, para não afetar na visualização nem pesar no carregamento da página do site. Com isso os fotógrafos vêm ganhando cada vez mais espaço e uma posição fundamental como ponte entre a marca e o consumidor final.

Um produto por melhor acabamento que possua, se não for bem fotografado não irá fazer jus com o que a empresa quer transmitir. E também ocorre o inverso, um produto pode não estar muito bacana em seu acabamento (muitas vezes em lançamentos, precisamos fotografar peças piloto ou mockups), mas a foto o transforma em objeto de desejo.


O Mercado de E-commerce está cada vez mais aquecido e em crescimento continuado. Estudos mostram que, até o ano de 2020, cerca de 50% das compras serão feitas online, por meio de smartphones, tablets e outros eletrônicos, ou seja, as lojas físicas não serão a primeira opção dos brasileiros, segundo matéria do porta Terra. (veja matéria completa aqui)



fotografia still e-commerce para a Self Baby

A RED produção está sempre se atualizando às tendências do mercado de e-commerce na busca da excelência na equação: qualidade de imagem, agilidade e conversão em vendas para os clientes. Quer dar um upgrade na sua loja virtual? Entre em contato conosco que nossos especialistas terão o maior prazer em te ajudar. Vem ser feliz com a gente! #vemcomaRED

contato@redproducao.com

Saiba mais em nosso site!

© 2019 REDprodução Audiovisual ME