• Raíza Souza Pombo

Diferenças entre tratamentos de imagem: Retoque e manipulação de imagem na prática.

Com a fotografia digital, todo o trabalho do laboratorista fotográfico teve de ser migrado para meios digitais. Com isso, surgiram os diversos programas para o tratamento das fotos, sendo os mais utilizados o Photoshop e Lightroom.

Com a popularização dos programas de edição de fotos e a internet a manipulação digital vem sendo alvo de duras críticas e muitos exageros tanto na fotografia comum, editorial e publicitaria.


Criticas a parte, a realidade é que na fotografia digital profissional as fotos nunca saem da câmera prontas. Elas precisam ser “reveladas” através destes programas. Neles podemos calibrar e realçar cores, melhorar a nitidez e claridade das imagens e muitas outras melhorias. Além, é claro, das clássicas manipulações de imagem como retirar espinhas, celulites e olhos vermelhos.

Mas, na real, o que difere um termo de outro?!

Retoque ou Retouch: É o termo dado a melhorias a serem feitas nas fotos digitais. Os retoques mais utilizados são calibração de cores, nitidez, contraste, luminosidade e transformação de arquivos (migrar de RAW para JPG, por exemplo. Ou transformar de alta para baixa resolução).

Manipulação de imagem:

Chamamos de manipulação de imagem toda a alteração feita na imagem real fotografada. Exemplos: Limpeza de pele, retirada de celulites, retirada de defeitos nos produtos, montagem de fotos e muitos outros.

A Manipulação de imagem já ocorria muito antes da fotografia digital. Os profissionais faziam montagens das fotos através da junção dos negativos e outras técnicas feitas manualmente. Com o advento da fotografia digital e programas como o Photoshop o trabalho ficou um pouco mais fácil. Mas, trabalhos profissionais de qualidade ainda levam bastante tempo para um resultado de manipulação de imagem limpo e preciso.



Segue abaixo um pequeno video speed art de um trabalho feito pela RED:

A REDprodução está sempre pronta para novos desafios e antenada com as principais tendências do mercado. #vemcomaRED

© 2019 REDprodução Audiovisual ME